sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

MANNEKEN-PIS



Adoro Bruxelas.

Quando vou, faço os possíveis por me demorar sempre mais um dia ou dois, do que estava previsto.

A Grand Place, imponente, faz-me bem ao olhos e ao espírito.

Bruxelas poderá ser confundida com a Grand Place, mas tal injunção é uma malvadeza.

Não devemos caír em redutivismos.

Pensemos no Menino Mijão (Manneken-Pis), ex-libris de Bruxelas.

Com os seus mais de 731 trajes, é, sem dúvida, a atracção turística mais procurada em toda a Bélgica.

Habituei-me a pensar que o Manneken-Pis me dá sorte, de cada vez que visito Bruxelas e o encontro vestido com uma das suas diversas roupas.

A tal ponto, que fico numa grande ansiedade até chegar perto dele.

Um dia cheguei e ele estava todo nuzinho a fazer o seu chi-chi. Nisto chegou o funcionário com umas roupas ucranianas e vestiu-o à frente de toda a gente.

Fiquei a pensar se não teria sido por minha causa.

Nesse dia, obtive mais uma vitória.

Enfim, superstições...

Sem comentários: