sábado, 3 de março de 2012

"OS TOMATES!"



Retomei há poucos dias as funções de voluntária numa organização não governamental, perto de mim.

Tenho ensinado idosos a ler e a escrever, uma tarefa gratificante e enriquecedora,  pois tenho aprendido imensas coisas com esses meus "alunos" mais velhos.

Ontem fiz-lhes um desafio: como já sabiam construir muitas  frases sem erros e atendendo à seca que grassa no nosso país, deveriam fazer uma composição com um máximo de dez linhas, sobre a água e os seus benefícios, dando-lhe o título que achassem mais adequado.

Todos apresentaram os seus trabalhos.

Uns mais criativos e outros menos.

O que mais se destacou foi o do Senhor José, um  agricultor de 79 anos, de olhos vivos, com as mãos calejadas, sorriso maroto e resposta pronta.

O título chamou-me logo a atenção: "Os tomates!".

Dizia ele na sua redacção, que  "a água é boa para regar, lavar os tomates e tomar banho".

No final das várias considerações que teceu sobre a água, ele rematou: "A água dá saúde, porque quando tomamos banho, nos primeiros quinze dias, sentimo-nos mesmo fresquinhos". 

O Senhor José já me fez rir por diversas vezes, com a sua forma simples e directa, de colocar questões, muitas delas pertinentes.

Neste caso, juro que nunca tinha visto a utilidade da água por aquele prisma.



Sem comentários: